Shopping Tacaruna reabre com horário especial e rígido protocolo de higiene

Shopping Tacaruna reabre com horário especial e rígido protocolo de higiene

junho 19, 2020 0 Por jadson

O Shopping Tacaruna reabre suas portas ao público a partir da próxima segunda-feira (22). O empreendimento volta a funcionar em horário reduzido, das 12h às 20h, de domingo a domingo, por tempo indeterminado, depois de 93 dias com as atividades suspensas. O Tacaruna criou e divulgou junto aos lojistas e colaboradores um manual com as ações que foram adotadas antes e serão implementadas durante a reabertura e enquanto perdurar a problemática do novo coronavírus. Haverá controle de acesso para garantir que o shopping funcione com a capacidade de público que for determinada pelo Governo de Pernambuco.

“Dispomos de um sistema que controla o fluxo de entrada e saída de todas as portarias de acesso do shopping, o Mais Fluxo. Portanto, o controle é exercido de forma prática e em tempo real,” comentou Sanda Arruda, superintendente do Tacaruna. A Vitrine Virtual Tacaruna (https://vitrinevirtual.shoppingtacaruna.com.br) continuará em funcionamento, assim como o Ponto de Coleta no piso E1 do estacionamento garagem, próximo à saída da Avenida Agamenon Magalhães. É o mesmo local onde já foram realizados o embarque e desembarque do Expresso da Folia durante o carnaval. O horário de funcionamento do ponto de coleta será de segunda a sábado, das 12 às 20hs.

Para proteger e dar mais segurança aos clientes, uma série de medidas foram adotadas como a instalação de dispensers e totens com álcool para utilização dos consumidores e colaboradores; todos os funcionários do empreendimento (condomínio e terceirizados) vão usar máscara e portar álcool gel para uso individual; as superfícies do mall, serão desinfectadas no horário noturno, através de pulverização com antibactericidas para desinfecção total dos ambientes; a ação de desinfecção das áreas comuns, tais como elevadores, corrimãos e banheiros será reforçada; as portas não automáticas ficarão abertas para reduzir o contato humano com maçanetas, fechaduras e outros; os locais com fila nos espaços de uso comum do mall, como nos terminais de auto atendimento e balcões de atendimento, receberam marcação no piso com o distanciamento exigido pelos órgãos de saúde (1,5 metro entre uma pessoa e outra).

Os elevadores serão utilizados por no máximo duas pessoas por vez, com uso preferencial por idosos, gestantes e deficientes. Escadas rolantes terão uma higienização especial e deverão ser usadas respeitando a distância de três degraus de distância entre uma pessoa e outra. Essa norma está sinalizada no acesso a escada. A cancela do estacionamento será acionada a partir de um sensor que detecta a presença do carro, não sendo mais necessário apertar botões. Os colaboradores que atuam nos guichês de pagamentos serão orientados a estimular o uso de cartão de débito e crédito evitando, assim, a circulação de dinheiro. Eles orientarão o consumidor a inserir o cartão no equipamento.  Também poderá ser utilizado o pagamento através do aplicativo do shopping. Tapetes sanitizantes foram adquiridos e estão instalados nos acessos ao shopping.

Conforme divulgado pelo governo, dentro das lojas, a regra é um cliente a cada 20 metros quadrados por cliente. A equipe não entra no cálculo. Todas as lojas serão sinalizadas nas vitrines com a respectiva capacidade máxima de clientes, destacando que as medidas têm como foco aumentar a segurança e saúde de todos.

Nesse primeiro momento, as lojas de alimentação não funcionarão para realização das refeições em qualquer área do shopping. Os clientes poderão comprar lanches e refeições e levá-las para viagem (take away), além de usarem o serviço de delivery e o ponto de coleta. As mesas e cadeiras da praça de alimentação serão temporariamente desativadas. Os quiosques e lojas de alimentação situadas em outras áreas do shopping farão o mesmo.

Confira, a seguir, outras medidas adotadas pelo Shopping Tacaruna:

– Dispensers com álcool para utilização dos consumidores e colaboradores foram instalados nos seguintes locais: em todos os acessos principais; no hall dos elevadores; ao final da subida e da descida de escadas rolantes; nos pontos considerados estratégicos em termos de fluxo; nos terminais de auto atendimento; e nos acessos usados pelos colaboradores;

– O serviço de empréstimo de carrinho de bebê será suspenso por tempo indeterminado;

– O serviço de empréstimo de cadeiras de rodas será mantido seguindo rigorosamente as orientações dos órgãos de saúde para limpeza total dos equipamentos;

– A exaustão dos banheiros foi ampliada. Alguns mictórios foram bloqueados para uso, respeitando a distância indicada entre eles. A utilização de secadores de mão foi suspensa e papel toalha será disponibilizado para uso na higienização das mãos;

– Todos os procedimentos relacionados a qualidade do ar foram reforçados tanto no que diz respeito a uso de agentes antibactericidas (pastilhas ou pulverização nas casas de máquinas), como a substituição dos filtros por um de maior capacidade de filtragem, além do aumento do uso de ar exterior;

Os eventos e ações promocionais estão suspensos por tempo indeterminado com o objetivo de evitar aglomerações. As operações de lazer e entretenimento (cinemas, Game Station) permanecem fechadas, assim como os eventos no rooftop e na Praça de Eventos.

Bruno Souto Maior Analista de Comunicação