MPPE promove Simpósio Internacional sobre futuro da inteligência investigativa forense e comportamental no Ministério Público

MPPE promove Simpósio Internacional sobre futuro da inteligência investigativa forense e comportamental no Ministério Público

março 5, 2020 0 Por jadson
Nos dias 16 e 17 de março, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), vai sediar o Simpósio Internacional O futuro da inteligência investigativa forense e comportamental no Ministério Público, com o objetivo de trazer conhecimento e prática de ferramentas de inteligência e análise comportamental para os integrantes do Ministério Público de todo o Brasil, de forma que promova uma melhoria em suas atividades fins.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, o seminário permitirá apresentar aos integrantes do MP brasileiro a possibilidade de se adotar a inteligência artificial na análise de perfis comportamentais e no entendimento do perfil de quem comete crimes. “O MPPE já vem se destacando em todo o Brasil no desenvolvimento de tecnologias. Agora, queremos compreender como a tecnologia pode nos ajudar a melhorar a investigação no âmbito criminal”, pontuou.

“O evento foi pensado no sentido de ampliar o espaço de discussão e troca de conhecimentos sobre a importância do estudo metodológico da avaliação de traços e perfis comportamentais. Dessa forma, auxiliar nas técnicas investigativas com abordagens que potencializam os trabalhos dos integrantes do Ministério Público. Como na caracterização de sujeitos criminosos desconhecidos, para elaborar perfis e fazer análises motivacionais, para orientar entrevistas e interrogatórios, dentre outros”, ressaltou o procurador de Justiça e diretor da ESMP, Sílvio Tavares.

O evento está marcado para ocorrer das 8h às 18h30 nos dois dias. A programação conta com palestras de especialistas da área criminal. No primeiro dia, os temas serão: Técnicas de Entrevista e Interrogatório Forenses e Detecção de Mentiras; Entrevista Forense aplicada à projeção de idade e composição facial na produção de um retrato falado eficaz na identificação e reconhecimento de vítimas e suspeitos; e Action Behaviour – Os sinais que não controlamos em cenário de crise e risco, e suas consequências operacionais. Já no segundo dia, serão: Statement Analysis – A leitura nas entrelinhas em entrevistas investigativas; Recuperação de dados em celulares e em quaisquer mídias, na busca de eficácia na investigação e produção de provas. Estudo de Caso: Caixa Preta do avião da TAM voo 3054 que incendiou ao pousar em Congonhas em 2007; e Human Polygraph – o que o corpo de fato nos comunica durante uma ação de tensão ou crise, que nos permite prever ações e agir com antecipação.

Serão destinadas 250 vagas a procuradores, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público de Pernambuco, sendo 150 com prioridade para os membros e servidores que tenham atividades relacionadas com a área criminal, e 100 para demais membros. O evento ocorrerá no Auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, localizado na Av. Visconde de Suassuna, nº 99, Boa Vista, no Recife.

As inscrições ocorrem até 9 de março, por meio do link https://bit.ly/317SIPV. Para mais informações, por meio dos telefones (81) 3182.7348/ 3182.7351/ 3182.7379, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Serviço: Simpósio Internacional –  O futuro da inteligência investigativa forense e comportamental no Ministério Público
Local: Auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Avenida Visconde de Suassuna, nº 99, Boa Vista.
Inscrições: até 9 de março de 2020, por meio do link bit.ly/317SIPV
Informações: (81) 3182.7348/ 3182.7351/ 3182.7379, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.