Doutores da Alegria leva Bloco do Miolinho Mole ao Barão de Lucena e ao Hospital da Restauração

Doutores da Alegria leva Bloco do Miolinho Mole ao Barão de Lucena e ao Hospital da Restauração

fevereiro 17, 2020 0 Por jadson

Palhaços homenageiam o maracatu nação ou de baque virado, tradicional no carnaval pernambucano. O cortejo no HBL será nesta terça-feira (18) e no HR na quarta-feira (19). No dia 20, o Bloco do Miolo Mole sai no Bairro do Recife

O Bloco do Miolinho Mole, do Doutores da Alegria, vai divertir as crianças no Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, nesta terça-feira (18), e no Hospital da Restauração, no Derby, na quarta-feira (19). Desde a semana passada, os palhaços estão visitando as alas pediátricas dos hospitais atendidos por eles semanalmente – já passaram pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o Imip, no dia 12, e pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape, no dia 13. Os cortejos do Miolinho Mole começam sempre às 10h.

Em seu 14º ano, o bloco reverencia uma das mais importantes manifestações artísticas da cultura popular e carnavalesca de Pernambuco: o maracatu nação, também conhecido como de baque virado. A origem dos maracatus nação está nas festas de coroação dos Reis de Congo, cerimônia que acontecia em vários lugares do Brasil desde o período colonial. Mas, segundo os pesquisadores, há também uma influência dos batuques e celebrações dos negros na segunda metade do século XIX.

Na versão palhaço do cortejo real do maracatu, temos Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro) como Rei; Dra. Muskyta (Olga Ferrário) como Rainha; Dra. Nana (Ana Flávia) como a Dama do Paço; e o vassalo é Dr. Eu_zébio (Fábio Caio), carregando o pálio, sombrinha que protege o Rei e a Rainha. Os batuqueiros são Dr. Ado (Arilson Lopes), Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), Dr. Gonda (Tiago Gondim), Dr. Lui (Luciano Pontes), Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), Dr. Micolino (Marcelino Dias), e Dra. Svenza (Luciana Pontual). No desfile, os palhaços estão tocando instrumentos como gonguê, abê, alfaia, xequerê e caixa. Os figurinos de todos os palhaços neste carnaval foram desenhados por Luciano Pontes.

Além da homenagem ao maracatu, o cortejo do Miolinho Mole ainda conta com muito frevo, músicas autorais ou versões engraçadas de composições famosas. A produção é de Nice Vasconcelos e Douglas Souza.

Bloco do Miolo Mole – Os palhaços ganham as ruas do Bairro do Recife com o bloco do Miolo Mole no dia 20 de fevereiro, quinta-feira, um dia antes da abertura oficial do carnaval na cidade. A concentração está marcada para às 18h, no Bar e Restaurante Villa Vecchia (Rua da Moeda, 156, Bairro do Recife), com saída às 20h. Antes disso, a baliza do bloco de 2019, Fátima Pontes, que coordena a área executiva e artística da Escola Pernambucana de Circo (EPC), passa o bastão para a atriz Gheuza Sena, integrante do Coletivo Angu de Teatro. Gheuza deve participar também de alguns cortejos nos hospitais.

O Miolo Mole está comemorando 17 anos. Para muitos, é o pontapé oficial do carnaval, reunindo palhaços, artistas, profissionais de saúde e admiradores do trabalho do Doutores da Alegria. Este ano, o comando do frevo será da orquestra Paranampuká.

Homenagem no Carnaval de São Paulo – A associação Doutores da Alegria será homenageada pela Escola de Samba Dragões da Real, de São Paulo. A agremiação do Grupo Especial levará o enredo “A Revolução do Riso: A Arte de Subverter O Mundo Pelo Divino Poder da Alegria” para o Sambódromo do Anhembi.

O enredo do carnavalesco Mauro Quintaes aborda a criação do universo a partir de uma gargalhada divina e o surgimento da comédia e da sátira. Passa pelos mitos gregos, pelos festivais do riso em Roma, vai aos bobões da corte e bufões, à commedia dell’arte e chega à visão irônica de Shakespeare sobre a sociedade da época. E traz ainda personagens modernas como Charles Chaplin e a obra de artistas como Caetano Veloso e Millôr Fernandes.

Doutores da Alegria fecha o desfile da Dragões com um carro alegórico especial na última ala, que traz um boneco de Wellington Nogueira, fundador da associação. Nogueira desfilará como destaque sobre o carro. Palhaços e integrantes da associação também compõem a ala, batizada de “Doutores de toda a alegria”. A escola será a terceira a desfilar pelo Grupo Especial, na sexta-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro.

Agenda Miolinho Mole (começando sempre às 10h):

18 de fevereiro (terça-feira) – Hospital Barão de Lucena

19 de fevereiro (quarta-feira) – Hospital da Restauração

 Bloco do Miolo Mole – Ano 17

Quando: 20 de fevereiro (quinta-feira)

Concentração a partir das 18h, saída às 20h

Onde: Bar e Restaurante Villa Vecchia (Rua da Moeda, 156, Bairro do Recife)

Atrações: Orquestra Paranampuká

Doutores da Alegria:

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria

 O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.