Jaboatão terá internet gratuita para a população

novembro 27, 2015 0 Por jadson
Projeto Jaboatão Digital pretende promover a modernização da Gestão Municipal baseada em recursos tecnológicos e serviços especializados e oferecer internet via WiFi em pontos da cidade
A administração pública vem mudando ao longo dos anos. Essas mudanças são reflexo das exigências da população para que sejam mais eficientes, flexíveis, transparentes e que atendam às demandas da sociedade. Uma das grandes exigências é uma gestão mais conectada para assim, ter a resolução das questões de uma forma mais rápida. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, nesta perspectiva, desenvolveu o Projeto Jaboatão Digital que entre outras demandas, irá permitir o acesso gratuito de internet via WiFi em pontos espalhados pela cidade. Instalação deverá acontecer até janeiro de 2016. Desde 2013, a gestão possui um Plano Municipal de Inclusão e Democratização Digital.
Nesse contexto, será implantada a Infovia Jaboatão Digital que está dentro do Plano Municipal de Inclusão e Democratização Digital que pretende dotar os órgãos e entidades de conexões e redes de alta velocidade para que mais serviços informatizados possam ser oferecidos ao cidadão, agregando novos serviços e interatividade através de redes sociais e outros meios que detenham informação em tempo real. Associado a isto, também a facilidade de prover  meios tecnológicos para melhorar a interaçao de serviços entre o poder executivo municipal com outras esferas do Governo, em especial o Governo Federal na área de saúde, educação e de políticas sociais.
Segundo a Superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Mônica Bandeira, a iniciativa tem dois objetivos: fazer a interconexão entre os órgãos da Prefeitura e a disponibilidade gratuita de Internet. “Hoje as secretarias usam internet de baixa velocidade, internet doméstica, porém o fluxo de informação que são trocadas é muito grande. Os maiores beneficiados são os serviços prestados ao cidadão, onde estes poderão ser feitos com maior agilidade no atendimento ao cidadão, a exemplo da Agência do Trabalhador, Bolsa Família, Unidades Básicas de Saúde e Escolas, por exemplo. Já a internet WiFi beneficiará a população como um todo”, explicou.
Ao todo, são 22 locais públicos que poderão receber até 4 pontos de internet WiFi (PA-Wifi), totalizando 88 PAs-wifi espalhados pela cidade, que tem a estimativa de 50 acessos simultâneos nos locais onde este serviço esteja instalado. Já na modernização da gestão serão 311 órgãos administrativos beneficiados com a conexão rede corporativa recebendo links de varias velocidades (de 1Mbps a 50Mbps). Todos os serviços licitados somente serão pagos se efetivamente utilizados.
Por: Carol Moura
Assessoria de Imprensa/ Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes