FG vai oferecer mestrado em inovação e desenvolvimento

novembro 15, 2015 0 Por jadson

Por:Tony Duda – Multi

Será o único do Brasil nessa área e voltado para gestores em geral e docentes de ensino superior. Curso vai disponibilizar 30 vagas. Inscrições para o processo seletivo seguem até dia 21.

índice

A Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – passará a oferecer, ainda este ano, seu primeiro curso de mestrado e será o único do Brasil na área de inovação e desenvolvimento. A aprovação do curso acaba de ser anunciada pela Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

“Esse é o primeiro de um conjunto de programas destinados a tornar a FG um centro forte na pesquisa acadêmica, combinando elevado rigor científico e compromisso engajado com as demandas locais e regionais do mundo do trabalho”, adiantou o reitor da FG, Pierre Lucena.

Segundo ele, a área de concentração, inovação e desenvolvimento reflete o know-how que a FG tem desenvolvido ao longo da sua trajetória, a partir do Ensino (Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu) e da Extensão, fortalecendo e aproximando o mundo acadêmico e o mercado de trabalho.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo no programa de Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento já começaram e seguem até o próximo dia 21 de novembro, na Central Acadêmica do campus Piedade da FG, na Rua Comendador José Didier, nº 27, em Piedade.

Ao todo, serão oferecidas inicialmente 30 vagas e os candidatos precisarão passar por um processo seletivo, que envolve três etapas. A prova de conhecimentos específicos, que terá peso 4; a avaliação do currículo, com peso classificatório de 3 pontos na pontuação; e entrevista, que terá peso 3. O processo será dirigido pela coordenação do mestrado, auxiliada por uma Comissão de Seleção e Admissão composta por docentes permanentes do curso.

Pelo edital, o resultado final será divulgado no próximo dia 09 de dezembro, no site da instituição de ensino, e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14 de dezembro, na Central do Candidato do campus Piedade da FG. As aulas já começam no dia 17 de dezembro e a Aula Magna será ministrada pelo fundador do Porto Digital, Sílvio Meira. Outras informações sobre o mestrado, edital do processo e o corpo docente podem ser conferidos no site: https://www.faculdadeguararapes.edu.br/mestradofg/

Inovação e desenvolvimento local

A área de Inovação e Desenvolvimento desenvolverá conhecimento e formação para organizações privadas, públicas e de terceiro setor, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR), que representa 43% da população estadual (apesar de ocupar apenas 2,81% da área do estado) e engloba praticamente 2/3 do PIB estadual (IBGE). Sem falar que, por vocação, a RMR funciona como porta de entrada e saída de bens e serviços.

É a Gestão da Inovação para auxiliar no desenvolvimento local com empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, diversidade e direitos humanos. “Profissionais criativos e empreendedores permitirão soluções mais adequadas nas empresas locais assim como a criação de novas empresas alinhadas com a questão da sustentabilidade”, reforça a coordenadora do curso de mestrado da FG, Sonia Calado.

Linhas de pesquisa

O Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento segue basicamente duas linhas de pesquisa:

-Impactos dos Conteúdos Criativos

Propõe a investigação de como novos produtos/serviços e processos produtivos podem ser transformados em negócios. Nessa linha, serão analisados cenários para identificar oportunidades e riscos desses novos negócios. A sustentabilidade é básica para pesquisa dos impactos sociais, econômicos, ambientais e culturais dos modelos de negócios criativos em novos empreendimentos e em fornecedores locais da economia do estado de Pernambuco.

-Práticas e Processos de Criação

Propõe a pesquisa de processos de inovação que transformam uma ideia em um produto ou serviço em diversos setores da Economia. Nessa linha, serão estudados processos colaborativos de criação; liderança, mentoria e mecanismos de interação entre equipes; redes colaborativas e times virtuais. Temas complementares nessa linha serão o estudo da arte e do estresse no processo de criação de novos produtos e soluções. Serão também abordadas melhores práticas de inovação em diversos setores da economia do Estado de Pernambuco.