Seg, 20/Nov/2017 | Faça o Login
Educação
Postado em: 26/06/2015 às 13h24 Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaboatão
Municípes terão acesso a versão de bolso do Plano Municipal de Educação

Além de sair na vanguarda com a aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) na primeira quinzena do mês de junho, enquanto outros municípios de grande porte ainda lutam para conseguir finalizar este processo, Jaboatão dos Guararapes agora prepara o documento em formato de bolso para que todo cidadão conheça as metas e estratégias do PME. O lançamento está previsto para setembro deste ano. O PME é fruto de uma grande mobilização, feita em todo o município para elaborar o documento, e que, além de estar disponível no Diário Oficial, ganhará uma versão compacta que poderá ser acessado por qualquer pessoa.


Segundo Francisco Amorim, secretário executivo de Educação de Jaboatão, medida tem como objetivo incentivar a população a participar e contribuir com a melhoria da Educação. “Queremos empoderar as pessoas com essa legislação e assim elas terão um documento que diz o que fazer e como fazer para contribuir com uma educação melhor para todos“, destacou Amorim.


PME

O Plano Municipal de Educação foi aprovado no último dia 19/06, pela Câmara Municipal de Jaboatão. No dia seguinte, o prefeito Elias Gomes sancionou a lei que teve sua publicação no Diário Oficial no dia 20/06. O secretário de Educação do município contou que o texto foi aprovado na íntegra porque foi fruto de um processo de discussão democrático e que envolveu diversos órgãos ligados diretamente com a Educação.


“Foram sete plenárias nas Regionais Administrativas, três reuniões com integrantes do Pacto Pela Educação, duas reuniões com o Conselho Municipal de Educação e uma audiência pública. Ou seja, envolvemos mais de mil pessoas entre pais, gestores, professores, supervisores, coordenadores, sindicato e entidades ligadas diretamente ao assunto. Portanto, esse PME é fruto de um processo de discussão com a participação de todos. Ele foi lido e aprovado pelos vereadores”, contou Francisco Amorim.


Entre os pontos destacados no PME, que deverá reger a Educação do município até o ano de 2024, o secretário ainda o classificou como “mais ousado que o Plano Nacional de Educação”. Segundo ele, a universalização da educação já está prevista para ser implantada integralmente em Jaboatão é ainda este ano, diferente do Nacional que prevê até o final de 2016. “Nossa meta é garantir que toda criança de 4 e 5 anos de idade esteja matriculada na escola”, afirmou.


Francisco Amorim ainda ressaltou que o Ideb projetado pelo PNE para Jaboatão dos Guararapes para o ano de 2021 é antecipado na versão municipal para o ano de 2016. Além disso, Jaboatão está à frente no quesito Escolas em Tempo Integral (ETIs). “Nós já temos nove unidades em Tempo Integral”, lembrou. O secretário contou que o único e um dos maiores entraves é a meta de financiamento. “Nós dependemos que o Governo Federal descentralize a verba destinada para a Educação. Nesse ponto, se não houver essa descentralização, ficaremos a desejar em relação ao Plano Nacional”, finalizou.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senai oferece 15 oportunidade de empregos
Os interessados podem se inscrever até sexta-feira
Manobrista para Estac.
Precisa-se de manobrista para periodo noturno, Nec
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar