Dom, 21/Jan/2018 | Faça o Login
Política
Postado em: 12/06/2015 às 14h46 Fonte: Diário de Pernambuco
Acordo no PSDB de Pernambuco faz Elias Gomes e Antônio Moraes presidentes do partido

Com o movimento suprapartidário para pressionar a vinda do hub da Latam para o Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) está fazendo política, assim como fez a presidente Dilma ao incluir o aeroporto de Fortaleza no pacote de concessões. O Ceará é governado por Camilo Santana, do PT, enquanto Paulo é oposição desde a campanha eleitoral. Agora, além do sentimento de pernambucanidade que une os protagonistas do movimento, é preciso também reverter uma avaliação que, inicialmente, deixa os cearenses mais confortáveis na corrida pelo hub, a começar pela peso da economia. O PIB do Ceará é de R$ 42 bilhões e o de Pernambuco, R$ 30 bilhões. O ritmo de crescimento da economia pernambucana pode até ser mais intenso, mas essa diferença conta. O hub – centro de conexão de passageiros – projetado pela Latam (TAM e LAM) para o Nordeste é regional com voos internacionais e nos trajetos longos o que mais interessa para as companhias aéreas é a carga. Há, inclusive, um jargão no setor,  “o porão é que paga o voo”. E, se Recife e Fortaleza se igualam no fluxo de passageiros, o Aeroporto dos Guararapes tem mais carga na importação enquanto o de Fortaleza tem maior volume na exportação, o que favorece o Ceará. Na hotelaria, outro fator de comparação, Recife e Fortaleza se igualam, mas na localização, o Aeroporto dos Guararapes fica muito próximo da cidade, o que trava uma ampliação, ao contrário do de Fortaleza, incluído do pacote das concessões, exatamente para ser ampliado e incrementado. Por fim, o Aeroporto de Natal, que também concorre para ganhar o investimento, foi idealizado para ser um hub devido à posição estratégica do Rio Grande do Norte, condição ressaltada desde que os EUA escolheram o estado para instalar uma base aérea durante a segunda guerra, pela proximidade com a Europa. Na escolha final, vão pesar também os incentivos que cada estado oferecerá para ganhar a preferência da Latam. Mas, ao que parece, as cartas já estão na mesa. Só falta o anúncio.

Estratégia

Paulo Câmara não tem do que se queixar. Foi grande a adesão ao movimento a favor do hub para Pernambuco. Até mesmo a oposição na Assembleia, liderada pelo deputado Sílvio Costa Filho (PTB), foi ao Palácio das Princesas apoiar a causa. O discurso, ontem, foi mais para o público pernambucano. Na segunda-feira, com os deputados federais e senadores a abordagem deve ser diferente.

O acordo

Terezinha Nunes, presidente da Junta Comercial e membro da Executiva Nacional do PSDB, comemora o acordo entre o prefeito Elias Gomes e o deputado estadual Antônio Moraes que aceitaram dividir a presidência do partido nos próximos dois anos, ficando cada um deles um ano no mandato. "Foi uma forma de pacificação partidária que atende a todos e nos deixa tranquilos para crescer e nos fortalecer”. O acordo foi fechado na noite da quarta-feira.


Sem multa

O Tribunal Regional Eleitoral anulou ontem, por unanimidade, multa sobre pretensa propaganda eleitoral antecipada do advogado Antônio Campos, referente às ligações de felicitação de Páscoa. O advogado, irmão de Eduardo Campos, é pré-candidato a prefeito de Olinda pelo PSB.

Vexame

O deputado Ricardo Costa (PMDB) pontuou sua atuação na Assembleia pelo número de projetos de lei, celebrados até em outdoors, a maioria voltada para monitorar o comportamento da sociedade. Agora, deu com os burros n’água. Após mudar o sistema de apresentação de artistas nos sinais, foi obrigado, como anunciou quarta-feira, a desfazer seu projeto, já sancionado pelo governador.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Sesc Pernambuco abre processo de seleção simplific
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscri
Manobrista para Estac.
Precisa-se de manobrista para periodo noturno, Nec
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2018 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar