Qui, 21/Jun/2018 | Faça o Login
Variedades
Postado em: 09/06/2015 às 11h03 Fonte: Folha PE
Como escolher o azeite? Anote dicas profissionais

Condimento extraído de azeitonas que frutificam nas oliveiras - árvores comuns na costa do Mediterrâneo -, o azeite é celebrado como um verdadeiro antídoto contra males da saúde, além da notável propriedade de saborizar elegantemente saladas e preparo quentes. Sobretudo aqueles que atingem o coração. É sabido que o óleo reduz e previne a formação de placas de gorduras em vasos e artérias, facilitando o fluxo sanguíneo, por exemplo. Objetivamente, a inclusão do azeite na rotina alimentar, entre outras práticas, ajuda a prevenir infartos, por exemplo.

Essa propriedade também favorece o cérebro pelo mesmo motivo. Segundo o Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, na França, que a opção também combate derrames. Ah, não vale esquecer que o tempero é arma contra o colesterol ruim (o LDL - lipoproteína de baixa densidade), devido à carga de gorduras monoinsaturadas - as que fazem bem -, além de elevar o nível do colesterol benéfico ao organismo.

Segundo Carlos Alberto Nogueira, médico da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), enfim, é o óleo mais saudável para consumo, mesmo quando aquecido, maas alerta que é necessário tomar cuidado com os óleos compostos, que são comercializados em embalagens parecidas com as dos azeites. “Esse tipo de produto é uma mistura de algum tipo de óleo, normalmente de soja, com azeite de oliva, não tendo os mesmos benefícios de um produto obtido exclusivamente da azeitona”, afirma. E aí, como reconhecer o azeite de qualidade que faz bem para a saúde? O "segredo" é ler atentamente o rótulo. No mais, confira as definições da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira e acerte na gôndola.

As diferenças entre os azeites:
Só podem ser considerados “azeite de oliva” aqueles óleos obtidos exclusivamente do fruto da oliveira. Dentro da categoria são estabelecidas as denominações “oliva”, “virgem” e “extra virgem”, de acordo com processos físicos ou mecânicos pelos quais os produtos são submetidos. 

- Azeite de oliva - Azeite refinado, enriquecido com azeite virgem, aromático e frutado, com grau de acidez igual ou inferior a 1%. É ideal para frituras, devido sua elevada resistência às altas temperaturas. É mais barato, mantém o valor nutritivo do azeite e tem um ponto de fumaça bastante elevado, o que permite aumentar o seu número de utilizações

- Azeite virgem - Tipo de azeite extraído apenas por processos físicos. Sua acidez varia de 0,8% até 2%. No Brasil é incomum encontrá-lo para comercialização

- Azeite extra virgem - Azeite prensado a frio, o que mantém seus nutrientes. Sua acidez é a mais baixa, com limite até 0,8%. O azeite com baixa acidez indica que foi proveniente de ótimo fruto, que obteve uma boa qualidade de tratamento e conservação. A expressão "tipo extra virgem" é uma exigência do orgão regulamentador brasileiro

- Produtos compostos (óleo ou azeite), mais baratos e de qualidade inferior, têm cor clara e sabor pouco acentuado, consequências do refinamento por que passam, que também elimina nutrientes. Sua acidez varia de 1,5% a 3%.

Serviço
Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira e Associação Brasileira de Nutrologia (Oliva)
-
www.oliva.org.br

Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) - www.abran.org.br


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Sesc Pernambuco abre processo de seleção simplific
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscri
Oportunidade de Emprego
Operador de Telemarketing ativo e receptivo. Para
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2018 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar