Seg, 20/Nov/2017 | Faça o Login
Cultura
Postado em: 05/06/2015 às 15h21 Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaboatão
Projeto do Memorial Casa de Paulo Freire gera expectativas

Uma importante personagem marcou presença, esta semana, na Faculdade dos Guararapes (FG), durante o encontro internacional para gestores da Educação realizado em Jaboatão dos Guararapes pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Foi Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire. Ela conversou com os alunos e professores sobre a vida e obra do educador, além de falar sobre o Memorial Casa de Paulo Freire, projeto que a Prefeitura vai realizar em parceria com a FG.

O encontro com Nita Freire, como é conhecida, marcou o início do projeto. Isso porque ela aproveitou a oportunidade para dar suas contribuições no planejamento de sua execução, expondo suas expectativas e idealizações para o Memorial.

Para o secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico de Jaboatão, Isaac Luna, o momento consolidou a parceria entre a Prefeitura e a FG. "Já iniciamos o processo para tombamento da casa de Paulo Freire, que fica em Jaboatão Centro, e a faculdade irá articular o envolvimento dos alunos de diversos cursos no projeto", explicou.

Segundo Vanessa Piasson, diretora acadêmica de qualidade da FG, o importante é valorizar a obra de Paulo Freire, autor de Pedagogia do Oprimido, entre inúmeros outros livros, e falecido em 1997.. "O primeiro curso envolvido é o de arquitetura, que irá fornecer o projeto de restauração de estrutura do imóvel. Iremos desenvolver, também, outras atividades para que a comunidade desfrute do espaço", comentou.

Nita Freire contou o que espera do Memorial; "Idealizo o espaço como um centro de estudos e de homenagem a Paulo, que era um homem de Jaboatão e de Pernambuco", disse. Ela também ficou satisfeita com o debate com os alunos. "Foi gratificante. Houve diálogo, participação e interesse. Os alunos estão ansiosos para fazer parte do projeto", contou.

Rosângela Soares, aluna do quarto período de pedagogia, compartilhou sua experiência. "Paulo Freire é um ícone e referência mundial. Esse contato com Nita foi maravilhoso", disse.


O MEMORIAL - No dia 27 de maio, em solenidade de homenagem da Faculdade dos Guararapes ao aniversário de Jaboatão, o prefeito Elias Gomes assinou um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a instituição de ensino para restauração da casa de Paulo Freire, localizada no bairro de Santo Aleixo.

Na ocasião, registrada pela Agência Acontece, o prefeito falou sobre a preservação da cultura. “O resgate não é apenas da parte arquitetônica, significa a revisitação da obra de Paulo Freire”, afirmou.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
No Recife, C.E.S.A.R. abre inscrições para program
O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
Precisa-se de Balconista
Precisa-se de balconista para loja de roupas com e
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar