Seg, 20/Nov/2017 | Faça o Login
Educação
Postado em: 27/05/2015 às 16h03 Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaboatão
UFPE aplica projeto educacional em Jaboatão
Diminuir a vulnerabilidade e trabalhar estratégias para conclusão da educação básica, para os jovens com idades de 15 a 17 anos, estão entre os objetivos do Projetos de Vida, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  e Ministério da Educação. Jaboatão está entre os 14 municípios que irão fazer parte da ação, serão contempladas as Escolas Municipais José Rodovalho, Bartolomeu de Gusmão e Oscar Moura, totalizando 220 alunos atendidos. Na manhã desta terça-feira (26), o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, recebeu os professores pesquisadores da UFPE Jonatan Bezerra, Pedro Renato de Souza e Suzano Aquino Guimarães, para apresentação do projeto que será executado em 24 meses. O grupo também visitou a Escola Bartolomeu de Gusmão, em Piedade. 

O projeto considera o quadro brasileiro da distorção idade-série na última etapa da Educação Básica: cerca de 80% dos jovens entre 15 e 17 anos frequentam as escolas, embora apenas 52.25% destes estejam no Ensino Médio. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD/2011), 1,6 milhão de jovens nessa faixa etária estão fora da escola. Outro ponto relevante são os homicídios que são as principais causas de morte entre jovens negros, do sexo masculino, moradores de periferia, de baixa escolaridade com idades entre 15 e 29 anos no Brasil.

 

“Toda parceria é bem vinda, principalmente se for para beneficiar a aprendizagem dos estudantes do município. Muitos jovens têm dificuldades que vão além dos muros das escolas, dependem de fatores externos e interferem no sucesso da conclusão da educação básica. Investir na educação destes jovens possibilita uma inclusão social e uma melhor qualidade de vida destas famílias. Esta parceria da UFPE vai ser muito positiva para o município”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim. A equipe pedagógica que vai executar o projeto é composta por 1 Coordenador-Geral, 1 Coordenador Adjunto, 8 Professores Pesquisadores (UFPE) e 10 Professores Supervisores (municípios).

O objetivo geral é a produção de materiais e oferta de formação de natureza teórico-metodológica para professores do Ensino Fundamental, como subsídios ao planejamento e à execução de atividades pedagógicas inovadoras e diferenciadas, que atendam a demandas de aprendizagem específicas de jovens de 15 a 17 anos em situação de multirrepetência, evadidos ou ainda matriculados no ensino fundamental, tendo em vista seu ingresso no Ensino Médio. A iniciativa irá beneficiar os professores municipais com acompanhamento pedagógico; coordenadores e professores comunitários do Programa Mais Educação com encontro de formação. Para elaboração do material será feito um mapeamento e pesquisa sobre as práticas desenvolvidas.

Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senai oferece 15 oportunidade de empregos
Os interessados podem se inscrever até sexta-feira
Precisa-se de Balconista
Precisa-se de balconista para loja de roupas com e
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar