Seg, 20/Nov/2017 | Faça o Login
Cultura
Postado em: 18/05/2015 às 17h23 Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaboatão
Jaboatão abre programação da 13ª Semana de Museu

Com a proposta de comemorar o Dia Internacional dos Museus, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes se inseriu no calendário nacional de atividades da 13ª Semana de Museu. No município, as atividades começaram hoje (18/05) e seguem até a próxima quinta (21/05) com uma vasta programação.

Para dar a largada da semana, a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, recebeu a palestra Espaços Museais, ministrada por Amanda Paraíso e Nilson Cordeiro, ambos historiadores e pesquisadores do tema. Na ocasião, os pesquisadores fizeram uma relação entre os museus e as escolas, enfatizando a importância de inserir os museus nas atividades escolares.

Jaboatão dos Guararapes conta com vários espaços considerados museais e essa semana nacional de comemoração tem a sua importância para o município. “Inserimos já há quatro anos o município de Jaboatão na Semana de Museus. Aqui temos vários pontos considerados museais que merecem ser visitados e conhecidos pela população. Durante essa semana as escolas estão promovendo visitações a esses espaços, o público em geral também pode ficar a vontade para chegar”, contou Isaac Luna, Secretário Executivo de Cultura e Patrimônio Histórico.

A agenda de atividades segue com visitas guiadas até a quinta-feira (21/05). Entre os locais que estão abertos para receber o público estão o Parque Nacional Histórico dos Guararapes (museu a céu aberto), Colônia dos Padres Salesianos e espaços ecológicos, culturais, rurais e sustentáveis dentro do município.

 Espaços Museais em Jaboatão dos Guararapes

Colônia dos Padres – Situada em Jaboatão Centro, nos limites entre a Zona Rural e zona urbana do município. É um dos principais atrativos turísticos de Jaboatão dos Guararapes e, além de funcionar como seminário para os padres salesianos, a colônia está aberta à visitação de leigos, religiosos, turistas e público em geral. O espaço se destaca por possuir a Basílica de N. S. Auxiliadora, construída em uma imensa rocha e a gruta N.S. de Lourdes, uma espécie de pequena caverna.

Engenho Macujé – O Engenho foi construído em terras doadas pelo segundo donatário Duarte Coelho. A casa grande se destaca pela sua beleza arquitetônica em estilo eclético, datada de 1918. Foi erguida com base em alvenaria de Pedro e o corpo do edifício é todo de alpendre ao longo da faixada. O Conjunto atual do Engrenho Macujé é do século 20 e pertencente ao Senhor Renê Montenegro sendo um lugar especial e bem conservado, que mostra o potencial que o patrimônio histórico possui quando é bem cuidado e preservado e com ótima estrutura de acesso com belo cenário.

Parque Histórico Nacional dos Guararapes – O Parque é formado por três montes e considerado um local de grande relevância histórica por ser um embrião da nacionalidade brasileira e tombado pelo IPHAN. Foi palco de duas grandes batalhas contra os Holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649, nas quais se sagram vitoriosas as Forças Patriotas ante o poderio do Exército da Companhia das índias Ocidentais Holandesas. Por isso é reconhecido como o primeiro lugar onde predominou o sentimento de Pátria, reconhecido pelo Exército Brasileiro.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senac e Diageo inscrevem para cursos gratuitos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sena
No Recife, C.E.S.A.R. abre inscrições para program
O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar