Seg, 20/Nov/2017 | Faça o Login
Cultura
Postado em: 13/05/2015 às 17h21 Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaboatão
Representantes de terreiros comemoram Dia dos Pretos Velhos
Hoje, 13 de maio, Dia dos Pretos Velhos, representantes de terreiros de Jaboatão dos Guararapes se reuniram com representantes do Governo Municipal para um momento de louvação às entidades e para debater políticas que contribuam com a afirmação da religiosidade de matriz africana. O encontro aconteceu, na manhã desta quarta-feira (13/05), no auditório da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Emprego. Foram convidados para o encontro, 46 representantes de terreiros do município.

 

Para o secretário executivo de Direitos Humanos, Políticas Sobre Drogas e Juventude, Marcelo Gadelha, o momento foi de diálogo. “Ouvimos as reivindicações, estreitamos as articulações e estamos nos aproximando dos povos dos terreiros. Precisamos quebrar resistências no que se refere à religiosidade de matriz africana. Para isso, estamos propondo essa articulação com uma rede de povos de terreiros. Agora, vamos tentar captar recursos para elaborar um catálogo com todos os terreiros de Jaboatão dos Guararapes. Todas essas iniciativas contribuem para consolidar e avançar nas políticas públicas de Igualdade Racial”, destacou Gadelha.

 

“Precisamos nos unir para conquistar nosso espaço e o respeito de toda a sociedade”, afirmou a mãe Karina. Segundo Lúcia dos Prazeres, coordenadora de Proteção dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, existem no município muitos terreiros, mas apenas 46 foram identificados e visitados. “Sabemos que existem muito mais. Com a criação desse catálogo, será mais fácil fazer essa articulação em busca de união e afirmação”, lembrou.

 

Além do diálogo, o encontro também promoveu a socialização do calendário com datas comemorativas da comunidade negra do município e da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai acontecer nos dias 15 e 16 de junho.

 

DATA
O Dia dos Pretos Velhos, por tradição, é comemorado no dia 13 de maio. Essa data está inserida no calendário de datas comemorativas das religiões de matrizes africanas. Os Pretos Velhos são entidades de umbanda que viveram nas senzalas, como escravos, e que morreram no tronco ou de velhice. São considerados divindades purificadas de antigos escravos sábios, ternos e pacientes. Além disso, eles dão o amor, a fé e a esperança aos seus seguidores. 

 


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Oportunidade de Emprego
Operador de Telemarketing ativo e receptivo. Para
Precisa-se de Balconista
Precisa-se de balconista para loja de roupas com e
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar