Qui, 21/Jun/2018 | Faça o Login
Meio Ambiente
Postado em: 26/09/2014 às 16h54 Fonte: Diário de Pernambuco
Parque Dois Irmãos será cercado

 Vinte e seis anos depois de sua criação, o Parque Estadual Dois Irmãos ganhou novas regras de uso e ocupação de solo. O plano de manejo , que busca coibir construções irregulares, invasões e retirada de recursos naturais da área de preservação, prevê a instalação de postos de vigilância e cercas. O parque, criado em 1988, ainda não tinha regulamentação. O plano foi publicado no Diário Oficial no sábado.

Um levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) identificou a abertura de trilhas ilegais e uso do Açude do Prata para banho, recreação e motocross, o que degrada o meio ambiente. Numa visita ao local, o Diario viu lixo às margens do açude. Em geral, as pessoas entram pela comunidade de Sítio dos Pintos, Terminal da Macaxeira ou UFRPE. 

O plano de manejo determina ainda que as normas devem ser reavaliadas a cada cinco anos e que suas alterações têm que ser submetidas ao Conselho Consultivo do Parque Dois Irmãos. 

Além de proteção do espaço, o plano estabelece o incentivo à pesquisa e ao monitoramento, como o estudo de viabilidade de corredores ecológicos para ligar as áreas de mata antiga, de 384 hectares, à nova, de 744 hectares. Também prevê a elaboração de um programa de educação ambiental para comunidades vizinhas. 

Segundo a bióloga Marina Falcão, atualmente são feitas reuniões periódicas com os moradores do entorno mas a ideia é que eles sejam fiscalizadores, já que o quadro da polícia ambiental, responsável pelas inspeções, é reduzido. “Eles estão em contato direto com a mata e, além de preservar o local, podem denunciar atividades ilegais.”
Das 78 Unidades de Conservação do estado, só a Serra da Pimenteira, em Serra Talhada, a Floresta Urbana Mata do Passarinho, em Olinda, o Engenho Uchôa, no Recife, e a Estação Ecológica Caetés, em Paulista, tiveram planos de manejo regulamentados. Representam 7% do total. 

“Estamos com uma nova metodologia para elaborar os planos. Há muitas unidades sem ele porque antes era caro, por ser feito por consultorias (cerca de R$ 400 mil). Mas agora estamos fazendo com nossos próprios técnicos e os conselhos gestores”, explicou o secretário-executivo da Semas, Hélvio Polito.

A expectativa é concluir este ano o plano do Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola, entre Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, e do Parque Estadual Serra do Areal, em Petrolina.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senai oferece 15 oportunidade de empregos
Os interessados podem se inscrever até sexta-feira
Senac e Diageo inscrevem para cursos gratuitos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sena
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2018 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar