Dom, 21/Jan/2018 | Faça o Login
Moda e Beleza
Postado em: 08/06/2012 às 09h43 Fonte: Folha Online
É possível manter a beleza das unhas sem tirar a cutícula

Retirar toda a cutícula, no afã de manter uma suposta boa aparência, pode causar infecções por bactérias, fungos e vírus. A fórmula para ter mãos bonitas e bem cuidadas começa por abandonar - ou diminuir drasticamente - o uso do alicate.

De acordo com a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sarita Martins, a cutícula é um prolongamento da pele e tem como função proteger contra infecções. “Quando se forma a unha, a pele se prolonga, como se fosse impermeabilizar, para que ela fique resguardada”, explica a médica.

Por isso, não é recomendável que seja extirpada esta proteção natural. “O ideal é afastar a cutícula com suavidade e retirar só a camada mais externa”, detalha a especialista. E não é somente na unha das mãos que se deve tomar este cuidado. A médica chama a atenção para a retirada de uma espécie de cordão que fica embaixo da unha do pé. “Isto é errado, porque é um suporte que, além de dar aderência à unha, impede que ela encrave”, relata.

De acordo com Sarita Martins, logo embaixo da unha há a parte mais importante dela, que é a matriz. “Deixá-la exposta pode causar traumatismos. Eles acontecem muito por conta do uso de afastadores de cutículas e o palito de madeira com muita força”, alerta. A dermatologista explica que empurrar a pele com intensidade pode levar à ondulação na unha e ao aparecimento de manchas brancas.

Informada sobre o assunto, a professora Luciana Souza, que mantém um blog de cuidado com as unhas, praticamente não usa o alicate há mais de dois anos. “Eu nunca tive o hábito de tirar completamente a cutícula. Depois que conheci os produtos de hidratação, percebi que não tem porque retirar. Estou satisfeita com as minhas unhas desta forma”, comemora.

Os produtos a que a blogueira se refere podem se apresentar como ceras, óleos e cremes em potes, bisnagas e canetas e são facilmente encontrados em farmácias e lojas de cosméticos. “Uso o hidratante mais de uma vez por dia. A cera é boa opção porque pode ser passada por cima do esmalte e é uma boa dica para os homens”, destaca.

Para Luciana, abandonar o alicate e ver as cutículas crescendo foi difícil, mas, com o tempo, percebeu que as suas mãos ficaram com uma aparência ainda melhor. “No começo a pele levantava, ficava áspera, mas com o tratamento, melhorou. Eu vi que não é só uma questão estética, mas é de saúde mesmo”, conta. “Quanto mais se tira a cutícula, mais elas crescem.

Tem gente que tira toda semana. Hoje, nas minhas unhas, quase não tem o que retirar”, detalha a professora, cujos cuidados com as unhas passam pela retirada do esmalte “sempre com removedor com vitaminas, nada de acetona, que resseca a unha”; uso de um bom hidratante específico para amolecer e reduzir cutículas; o afastamento da pele e o uso da lixa, apenas para acertar eventuais falhas. Então as unhas estão preparadas para receber uma base fortalecedora e o esmalte.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Manobrista para Estac.
Precisa-se de manobrista para periodo noturno, Nec
Sesc Pernambuco abre processo de seleção simplific
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscri
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2018 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar