Seg, 23/Abr/2018 | Faça o Login
Receitas e Dietas
Postado em: 04/06/2012 às 11h18 Fonte: Diário de Pernambuco
Canjica light está entre as sugestões para o São João

Para aproveitar as delícias do período junino é importante ficar atento a alguns cuidados que devem ser mantidos para equilibrar o cardápio. “A recomendação é não comer alimentos preparados que ficam expostos à temperatura ambiente, pois a proliferação bacteriana é rápida. É melhor escolher alimentos elaborados na hora, entre eles, tapioca com queijo coalho ou ricota e espetinho de peito de frango”, ensina a a nutricionista Tharciana Oliveira.
A maioria dos quitutes tem um forte valor nutricional, já que são derivadas do milho, rico em carboidratos, fibras e vitaminas B1 e B2. A canjica, uma das mais famosas receitas juninas é uma rica fonte de energia. A dica é comer com moderação e em pequenas quantidades, equilibrando os nutrientes em relação aos três grupos alimentares (energéticos: carboidratos, construtores: proteínas, e reguladores: frutas e hortaliças).
Para quem está de dieta, é difícil não se render ao bolo de milho, a cocada, paçoca, pamonha etc, então, sempre que possível, a nutricionista recomenda a substituição, mesmo que parcial, de açúcar por adoçante, do leite integral por desnatado. “Isso já contribui para reduzir a caloria da preparação. Mantenha-se atento às porções, comer uma quantidade pequena e apenas para satisfazer a vontade, não repetir e mastigar lentamente o alimento”, explica a nutricionista Sylvia Lobo, da Prodieta.

RECEITA

Canjica Light

Ingredientes:

250 g de milho para canjica
 ¾ xícara de leite em pó desnatado
2 xícaras de leite desnatado
 ½ xícara de chá de adoçante em pó (próprio para ir ao fogão)
½ vidro de leite de coco light
2 paus de canela
2 cravos da índia
1 colher de sobremesa de margarina light

Modo de preparo:

Coloque os grãos da canjica em um recipiente e cubra com bastante água e deixe de molho por no mínimo 12 horas. Escorra a água e coloque-a numa panela de pressão, cobrindo a canjica novamente com bastante água.
Cozinhe em fogo alto por cerca de 30 minutos. Após o período, retire a panela do fogo e coloque-a sob água corrente até que saia toda a pressão da panela. Abra a panela e verifique se a canjica está macia, retirando-a da panela e escorrendo a água.
Adicione o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco numa panela e misture bem, acrescentando, em seguida, os cravos, os paus de canela e a margarina, levando ao fogo médio por cerca de 10 minutos, sempre mexendo.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senai oferece 15 oportunidade de empregos
Os interessados podem se inscrever até sexta-feira
Precisa-se de Balconista
Precisa-se de balconista para loja de roupas com e
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2018 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar