Qui, 21/Jun/2018 | Faça o Login
Moda e Beleza
Postado em: 01/06/2012 às 09h51 Fonte: NE 10
Coluna desvenda os mitos que envolvem o Botox

No nosso dia a dia nos consultórios dermatológicos, continuamos a ver quantos mitos as pessoas continuam a ter em relação à pele e aos seus anexos (cabelos e unhas). Existem ainda inúmeras dúvidas, em geral relacionadas à dermatologia estética ou cosmiátrica! Isso tem várias "causas" e a mais frequente é a multiplicidade de informações que esses pacientes têm, facilitada pelo acesso rápido a revistas, jornais e, principalmente, à internet. Infelizmente nem sempre esses meios de comunicação informam de maneira clara, objetiva e, até mesmo, com base em estudos científicos sérios e confiáveis. Portanto, em vários casos, toda essa avalanche de informações termina por confundir mais e mais as pessoas.

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é um dos procedimentos dermatológicos cercado de mitos. Alguns desses mitos são provocados pela divulgação dos "abusos" e dos "excessos" praticados em rostos famosos da televisão ou do cinema ou mesmo naqueles que fazem parte do nosso ciclo social. Ainda merece destaque denúncias envolvendo condutas inadequadas de médicos e profissionais de saúde, como o recente caso dos "Botox Falsos", revelado pela Polícia Federal e que envolvia uma rede de profissionais de saúde em diversos estados do País, entre os quais, Pernambuco.

Um absurdo e uma prática condenável a realização da aplicação de substâncias falsas no lugar da tradicional e já tão bem estudada toxina botulínica. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, que está averiguando criteriosamente os envolvidos (médicos e fornecedores). Também está sendo acompanhado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, através da regional pernambucana, em função dos vários casos registrados no Estado.

O presidente da SBD/PE, Dr. Sérgio Palma, tem acompanhado os acontecimentos de maneira cuidadosa, dando um enfoque especial e adequado ao problema. Com toda a certeza, em breve, o público será informado sobre os profissionais que realizavam esse crime! Porque é realmente um crime tentar enganar os pacientes, utilizando um procedimento tão importante como é o Botox! Procedimento que continua há muitos anos sendo o mais realizado ao redor de todo o mundo!  

Diante de considerações tão sérias, vamos tentar aqui esclarecer dúvidas e, assim, desfazer alguns mitos muito frequentes na rotina do consultório dermatológico, focando especialmente nossa atenção na toxina botulínica.

Fazer Botox com frequência e de forma seriada provocará no futuro perdas das expressões naturais do rosto?

É claro que a resposta é NÃO! A realização do Botox de forma seriada ajudará a manter o rosto mais jovem por mais tempo. De um modo geral, todo e qualquer procedimento estético que realizamos, desde o Botox, passando pelos preenchimentos e pelos Lasers, somente irá manter a face mais jovial, com um "ar mais descansado" por mais tempo! Atualmente os estudos comprovam que aquelas pessoas que cuidam frequentemente do seu rosto podem mudar as suas curvas de envelhecimento, que são geneticamente determinadas. Ou seja, quem se cuida vai se manter com uma aparência mais jovem por mais tempo! Por outro lado, a palavra de ordem continua sendo NATURALIDADE. Os excessos são completamente contra indicados! Vale aqui a máxima: é sempre melhor pecar para menos. Ou falando isto de uma outra forma, produzir modificações na face dos pacientes de maneira gradual, para que a pessoa tenha um rosto mais harmônico e proporcional. Isso sem perdermos, em nenhum momento, o senso da beleza, na sua mais pura essência. Sendo assim, podemos dizer que na Dermatologia Estética, uma técnica adequada se entrelaça com a Arte!

Quando nos deparamos com lábios muito volumosos, significa que houve aplicação de Botox em excesso?
A resposta neste caso também será NÃO, porque a toxina botulínica nunca é usada para aumentar o volume dos lábios. Certamente houve, sim, nesses casos, um excesso na aplicação de substâncias preenchedoras. Para os lábios, utilizamos somente os preenchedores para devolver um volume natural, que, em muitas pessoas, se perde com o passar dos anos ou devido a modificações realizadas na arcada dentária, mesmo em pacientes mais jovens. Dessa maneira, quando encontramos aqueles lábios com muito volume, é devido a dois fatores principais: a colocação em demasiada quantidade de preenchimento e/ou o uso de tipos inadequados de substâncias preenchedoras para essa região. Muitos médicos persistem na colocação do PMMA (ou Metacrilato) nos lábios. Ele é completamente contra indicado nessa área! Nos lábios, usamos tão somente os ácidos hialurônicos nas suas diferentes concentrações e apresentações, podendo, dessa forma, “desenharmos” um lábio com um volume natural e, sobretudo, proporcional.  Jamais poderemos construir um lábio artificial para os nossos pacientes. É humanamente impossível “copiarmos” os famosos lábios da atriz Angelina Jolie! Nós, dermatologistas, estamos aptos a promover o rejuvenescimento e o embelezamento facial, mas nunca devemos prometer falsos milagres aos nossos pacientes!

É possível utilizarmos o Botox para outras finalidades na dermatologia, que não seja a estética?
Agora podemos afirmar com segurança: SIM! A toxina botulínica vem sendo utilizada há muitos anos com excelentes respostas para aquelas pessoas que apresentam hiperidrose, ou melhor, uma transpiração excessiva nas axilas, nos pés e nas mãos. Para esses pacientes, aplicamos o Botox de forma superficial, para que ele tenha uma ação somente nas glândulas sudoríparas, sem qualquer ação muscular, o que traria sérios problemas, embora transitórios, nos pés e nas mãos principalmente. A duração da toxina botulínica, quando utilizada para a transpiração em excesso, costuma ser maior do que quando usada na face. Em média, os pacientes mantêm um bom resultado, sem transpirar excessivamente por oito a dez meses. Essa aplicação é segura e já suficientemente estudada, da mesma forma que é a sua aplicação, com a tradicional finalidade estética!

O Botox pode ser aplicado com finalidade estética fora da face?
Classicamente, o Botox iniciou o seu uso estético para o terço superior da face, a fim de tratarmos as rugas dinâmicas (aquelas que aparecem com os movimentos) dessa área facial. No entanto, com o passar dos anos e a evolução da técnica e, portanto, dos pontos onde podemos aplicar a toxina, ela ganhou o terço inferior da face e o pescoço. Nessas áreas, com o auxílio do Botox, obtemos uma grande melhora do contorno facial e uma diminuição da flacidez muscular do pescoço dos pacientes tratados. Quando aplicamos a toxina botulínica no músculo platisma (músculo importante do pescoço e que sustenta vários outros músculos faciais), promoveremos um rosto com aspecto mais jovem e com um contorno mais bem definido. Dependendo do grau de envelhecimento da pessoa, é claro que podemos e devemos associar técnicas.  Comumente associamos os preenchimentos e um ou mais tipo de Laser que dispomos atualmente, neste moderno mundo da tecnologia!

Em conclusão, fica bastante fácil entender porque o Botox se mantém em primeiro lugar no ranking dos procedimentos estéticos mais realizados em todas as partes do mundo. Apenas é necessário que o dermatologista se mantenha atento à qualidade do produto que está aplicando. Além disso, mantenha-se extremamente atualizado para proporcionar os melhores resultados para os seus pacientes! Os pacientes, por sua vez, devem procurar um profissional qualificado e verificar sempre a procedência do produto que será utilizado nos seus tratamentos estéticos.


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senai oferece 15 oportunidade de empregos
Os interessados podem se inscrever até sexta-feira
Manobrista para Estac.
Precisa-se de manobrista para periodo noturno, Nec
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2018 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar